skip to Main Content

SOFTWARES PARA ANÁLISES DIVERSAS

 

SisCedro – Software para manejo florestal específico para a cultura do cedro australiano (Embrapa)

Pesquisador Edilson Batista de Oliveira (Embrapa Florestas)

Os softwares da Família SIS são simuladores para manejo, análise econômica, modelagem e de crescimento e produção de florestas plantadas utilizados para auxiliar no planejamento dos desbates (colheitas parciais, retirando-se linhas e/ou árvores selecionadas). Os usuários podem utilizar os softwares para testar todas as opções de manejo da floresta para cada condição de clima e solo, fazer prognoses de produções presente e futura, efetuar análises econômicas e, depois, levar para o campo apenas a melhor alternativa.

http://www.cnpf.embrapa.br/software/

 

 

Programa Genes – Aplicativo em Genética e Estatística (UFV)

Professor Cosme Damião Cruz (DBG/UFV)

O desenvolvimento de aplicativos na área de Genética e Melhoramento torna-se fundamental pela escassez dos mesmos, tanto no Brasil quanto no exterior. Sua disponibilidade visa atender a uma demanda crescente de usuários nas diversas instituições de pesquisa, que manipulam um grande volume de dados, os quais requerem um processamento adequado, para que parâmetros estatísticos e biológicos sejam convenientemente estimados.

Para o caso específico da Genética verifica-se que o melhoramento intensivo de muitas espécies e a complexidade dos caracteres de maior importância têm requerido a utilização de critérios de seleção  cada vez mais apurados.  Nas diversas etapas do melhoramento os melhoristas têm a necessidade de utilizar informações, expressas em parâmetros de modelos biométricos, que normalmente não estão disponíveis nas saídas  da maioria dos softwares disponíveis para a área científica. Assim, por exemplo, metodologias de análises dialélicas, para escolha de progenitores para hibridações e formação de populações-base para seleção, de avaliação da estabilidade e adaptabilidade, para recomendação de cultivares, de estimação de parâmetros genéticos tais como herdabilidade, correlações etc., para avaliar e direcionar programas de melhoramento, não são geralmente encontradas nos aplicativos difundidos em nossa comunidade científica.

Assim,  foi  desenvolvido o programa GENES, com a finalidade de atender, principalmente, a área de Genética e Estatística Experimental.

www.ufv.br/dbg/genes/genes.htm

 

 

Software Selegen – REML/BLUP – Seleção genética no melhoramento de plantas (Embrapa)

Marcos Deon Vilela de Resende -(EMBRAPA/UFV)

Fudamentado em procedimentos ótimos de estimação de componentes de variância e de predição de valores genéticos, o referido software conduz à maximaização da efici~encia dos programas de melhoramento genético da várias categorias de plantas, tais quais: 1) espécies florestais (como eucalipto, o pinus , a acácia-negra, a seringueira, a leucena , a grevílea, a teca, o mogno); ii) espécies produtoras de alimentos estimulantes contendo os alcalóides cafeína e teobromina (como o café, o cacau, a erva-mate, o guaraná, o chá-da-índia); (iii) palmáceas , produtoras de palmitos, óleos de frutos comestíveis (como o dendê, o coco, a pupunha, o açaí, a juçara, a palmeira-real, a tamareira); (iv) fruteiras (como a acerola, o caju, o cupuaçu, a maçã, a graviola, a pinha); (v) fruteiras forrageiras (como o capim elefante, a branquiária, o panicum, o estilosantes, a alfafa): (vi) espécies energéticas (como a cana-de-açúcar, a mandioca); (vii) espécies hort´[icolas ou olerícolas (como a batata, o morango); (viii) espécies anuais (produtoras de grãos, como cereaias e outras).

É recomendado o seu uso em associação com o livro Genética Biométrica e Estatística no melhoramento de plantas perenes, de autoria do mesmo pesquisador.

http://www.det.ufv.br/ppestbio/docs/Software_Selegen_RemlBlup.zip

http://www.incaper.es.gov.br/congressos/cbmp/apresentacoes/minicursos/Minicurso2_SelegenManual.pdf

 

 

RStudio e R3.1 – Ambiente computacional estatísco e gráfico gratuito

Edições OpenSource

R é uma linguagem e ambiente para computação estatística e gráficos. É um projeto GNU, que é semelhante à linguagem e ambiente S , que foi desenvolvido pela Bell Laboratories (antiga AT & T, agora Lucent Technologies) por John Chambers e seus colegas. R pode ser considerado como uma implementação diferente de S. Existem algumas diferenças importantes, mas muito do código escrito para S é executado inalterado sob R.

R fornece uma ampla variedade de técnicas estatísticas gráficas (modelagem não-linear testes estatísticos clássicos análise de séries temporais linear e,,, classificação, clustering, …) e, e é altamente extensível. A linguagem S é muitas vezes o veículo de escolha para a investigação em metodologia estatística, e R fornece uma rota Open Source para participação nessa atividade.

Um dos pontos fortes da R é a facilidade com que gráficos bem concebidos para publicações científicas de qualidade podem ser produzidos, incluindo símbolos e fórmulas matemáticas, quando necessário. Grande cuidado foi tomado os padrões para as opções de design menores em gráficos, mas o usuário mantém o controle total.

R está disponível como software livre sob os termos da GNU General Public License da Free Software Foundation em forma de código fonte. Ele compila e roda em uma ampla variedade de plataformas UNIX e sistemas similares (incluindo FreeBSD e Linux), Windows e MacOS.

https://www.rstudio.com/products/rstudio/

http://cran.r-project.org/mirrors.html

 

 

Sisvar – Análise estatística e planejamento de experimentos

Professor Daniel Furtado Ferreira (DEX/UFLA)

O Sisvar é um programa de análise estatística e planejamento de experimentos. Essencialmente o Sisvar realiza análises Análises de variância, Planos experimentais, Estimador Kernel de densidades, Estatísticas descritivas, Teste de normalidade de Shapiro-Wilk, Cálculo de probabilidade, Estimação e testes de hipóteses, Regressão linear simples e múltipla. O usuário pode montar efeitos com diferentes funções matemáticas simples. Além disso, o Sisvar realiza seleções de modelos lineares usando as técnicas backward, stepwise e forward. Comparações múltiplas usando bootstrap (Teste de Dunnett, teste Tukey e SNK). Além disso o Sisvar apresenta uma versão bootstrap do teste de Scott e Knott.

http://www.dex.ufla.br/~danielff/programas/sisvar.html

Back To Top