skip to Main Content

PREPARO DE SOLO

O sistema de cultivo recomendado, o plantio direto, é o de menor revolvimento do solo, com práticas conservacionistas nas quais procura-se manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais. Essa cobertura tem por finalidade protegê-lo do impacto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e da erosão hídrica e eólica.

Preparo do solo para o plantio de Cedro Australiano, Campo Belo, MG.

Após a escolha da área, amostras de solos devem ser coletadas ainda no período de estiagem, nas profundidades de 0-20 e 20-40 cm e as amostras compostas de cada profundidade devem ser encaminhadas para as seguintes análises:

Profundidade Análise
0-20 cm Fertilidade (V%, H+Al e Al), matéria orgânica, Enxofre (S), micronutrientes (B, Cu e Zn) e textura.
20-40 cm Fertilidade (V%, H+Al e Al), textura

Antes do plantio, proceda ao controle de plantas invasoras (através da capina, roçada ou controle químico).

O combate a formigas e cupins deve ser iniciado pelo menos 6 meses antes do plantio, e continuar por pelo menos 18 meses. O cuidado constante com este combate é uma prática fundamental para o sucesso da formação da lavoura.

Formigas saúva cortando mudas recém plantadas de Cedro Australiano.

Em áreas com declive o plantio deve ser realizado em curvas de nível para evitar a erosão do solo, que pode prejudicar o crescimento das mudas. Quando o declive for acentuado, o coveamento deve ser feito alinhado morro a baixo, facilitando desbastes e a remoção das árvores no corte.

Práticas de queimada do material vegetal obtido na roçada devem ser evitadas.

Em áreas com compactação do solo nas camadas mais profundas, a prática da subsolagem a uma profundidade mínima de 60-70 cm deve ser empregada.

As diversas formas de preparo de uma área dependem da viabilidade de mecanização: áreas não mecanizáveis devem ser coveadas; áreas mecanizáveis devem ser preparadas preferencialmente com um subsolador florestal, sendo o sulcador a segunda alternativa. A profundidade mínima atingida no preparo do solo deve ser de 40 cm.

Preparo do terreno com subsolador florestal, Campo Belo, MG.

As covas devem ter as dimensões de pelo menos 40 cm de altura x 40 cm de largura x 40 cm de comprimento.

Os ESPAÇAMENTOS comumente adotados são o 3X4 m (12 m2/planta, 833 plantas/ha) e o 3,5X3,5 m (12,25 m2/planta, 816 plantas/ha). Não são recomendados espaçamentos menores do que 9 m2 por planta e maiores que 13 m2/planta, devido a intensidade  de desbastes no futuro e ausência de testes em espaçamentos maiores. Para plantios de mudas produzidas por sementes, ainda recomendamos o espaçamento de 3 x 2 m, com 1667 plantas por hectare.

O uso de herbicida pré-emergente sobre as covas ou sulcos antes do plantio auxilia no combate inicial de plantas daninhas, reduzindo com isso as operações de capina.

Back To Top